A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) se reuniu, na última segunda-feira (12), com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma). O encontro também contou com importantes centros de pesquisa credenciados como Unidades EMBRAPII e representantes de empresas associadas ao sindicato.
Durante o evento “Oportunidades de apoio à inovação para a indústria farmacêutica: conheça o modelo EMBRAPII”, as Unidades especializadas em fármacos e biofármacos apresentaram suas competências. Além disso, compartilharam cases de sucesso e soluções capazes de apoiar as empresas presentes.
A proposta da parceria é favorecer a geração de negócios e identificar potenciais projetos. Essas iniciativas podem envolver temas como novos medicamentos, fármacos, biofármacos e IFAs, entre outros.
De acordo com Fábio Cavalcante, coordenador de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, investir em pesquisa e inovação é essencial para manter a competitividade da indústria farmacêutica nacional. Além disso, ele destaca que ações realizadas em parceria com o Sindusfarma permitem às associadas conhecer o modelo EMBRAPII. Esse modelo já apoiou mais de 200 projetos inovadores na área da Saúde, com investimento aproximado de 180 milhões de reais.
Na EMBRAPII, a área de Saúde reúne o maior número de projetos contratados: 211. Desse total, 131 já foram concluídos e geraram 76 pedidos de propriedade intelectual.
Por fim, o modelo ágil e flexível da EMBRAPII permitiu o desenvolvimento de soluções tecnológicas para tratamento e prevenção da Covid-19. A organização fomentou 62 ações para enfrentar o avanço da pandemia no Brasil e destinou recursos para projetos de inovação em parceria com a indústria.







