O conceito de inovação aberta revolucionou a forma como as empresas abordam o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, rompendo paradigmas da tradicional abordagem de inovação, antes isolada dentro dos limites da própria organização, agora abre portas para a colaboração e cooperação entre empresas, órgão públicos e outros atores.
A implementação desse conceito demanda um modelo de gestão capaz de integrar diversas fontes externas de inovação, possibilitando que as empresas acessem conhecimentos, competências e infraestruturas muitas vezes indisponíveis em suas estruturas internas. Essa troca de conhecimento não apenas acelera o processo de desenvolvimento de produtos e serviços, mas também resulta em soluções mais robustas e alinhadas com as necessidades e desejos do mercado.
Além disso, ao adotar a inovação aberta, as empresas podem compartilhar riscos e custos associados ao desenvolvimento de novos projetos. Isso é especialmente valioso em um cenário de mudanças rápidas e constantes, onde agilidade e a capacidade de adaptação são essenciais para se manter competitivo.
Estabelecer metas e objetivos específicos para a Inovação Aberta, alinhados com a estratégia geral da organização.
Identificar e selecionar parceiros externos adequados, levando em consideração suas competências, alinhamento estratégico e histórico de inovação.
Desenvolver plataformas e canais eficazes para facilitar a colaboração, a comunicação e a troca de ideias entre os participantes.
Fomentar uma cultura organizacional que promova a inovação, experimentação e abertura para ideias externas.
Implementar processos eficazes para avaliar, selecionar e implementar as melhores ideias geradas por meio da Inovação Aberta.
Após o Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/2016), empresas que buscam o aumento e melhoria dos resultados de inovação, seja em processos, produtos, serviços ou modelos de negócios, podem formalizar sua própria Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) privada. A nossa abordagem para apoiar as empresas é desenvolvida em 3 etapas:
Análise de Viabilidade – é preparada uma análise de dois cenários (com e sem ICT, envolvendo a projeção dos gastos, receitas, fluxo de caixa, monitoramento dos indicadores financeiros e de desempenho, como o custo de oportunidade e payback).
Implantação de ICT – providências legais e técnicas para a criação e implantação de um Instituto de Ciência e Tecnologia Privado.
Gestão Estratégica da ICT – elaboração do planejamento estratégico, estruturação da governança e integração no ecossistema, processo de gestão e métricas de avaliação de desempenho para o direcionamento da gestão, alinhado com os objetivos estratégicos da empresa.
A G.A.C. Brasil possui abordagem em dois eixos: a) facilitar a conexão de empresas e corporações com o ecossistema de startups e b) incubação, mentoria e aceleração de projetos de startups. Em ambos os eixos, são organizadas:
Plataforma de Ideação – com o Ideation360®, plataforma inédita no Brasil, é estruturada a landing page das chamadas, coordenado ao processo de captação e clusterização das ideias por meio de inteligência artificial cognitiva, e elaborados experimentos de validação de forma digital e sem limites de tempo ou local.
Chamada para projetos – estruturação de desafios para promover a inovação aberta com a preparação da empresa para realizar chamadas e atração de startups.
Estruturação de parceria – realização do match making entre as tecnologias desenvolvidas pelas startups com as organizações interessadas. Avaliação do ecossistema para a sugestão e posterior estruturação de parceria.
Estruturação de um “observatório tecnológico” para mapeamento de competência e conhecimentos necessários para complementar os “gap’s” e necessidades das empresas, aproximando as organizações de centros de excelência e estruturação de um processo de gestão de parceiros externos.
As modalidades para a gestão externa de parceiros podem ser:
ICT-Empresa – avaliação e acompanhamento de um Instituto de Ciência e Tecnologia do mercado para parceria com a empresa. Esta aliança pode facilitar o acesso a novas pesquisas e pesquisadores da área de interesse, buscando fontes importantes para auxiliar na geração de inovações.
Consórcios – análise de oportunidades que podem envolver outras empresas, clientes e parceiros associados como NIT’s (Núcleos de Ciência e Tecnologia).
Empresa-Universidade – aproximação da empresa de entidades de ensino público ou privado que possam colaborar com o processo de inovação no early stage.
Redes setoriais de inovação – essa abordagem inclui o desenvolvimento de setores específicos da indústria, estabelecendo a conexão de sua agenda de inovação com os diversos agentes do ecossistema (ICT’S, empresas, universidades, startups) e promover o desenvolvimento setorial por meio da inovação em temas comuns ao setor. O resultado é obtido por meio do desenvolvimento individual das empresas participantes no processo de inovação, mapeamento de macrotendências, definição de uma agenda de inovação do segmento, articulação de centros de tecnologia e universidades e promover a articulação dos atores em torno da agenda definida.
A G.A.C. foi contratada com o intuito de estreitar o relacionamento da Bayer com as cooperativas e os produtores rurais. A nossa solução foi desenvolver um programa de inovação aberta que abordasse os temas de inovação e sustentabilidade voltados ao agronegócio.
A G.A.C. desenvolveu os critérios de validação da seleção de projetos e ofereceu a sua plataforma de inovação aberta exclusiva com inclusão de desafios e inscrições. Desenvolveu o processo de identificação das melhores soluções propostas, gerenciou a avaliação, seleção e mentoria para os 10 classificados nas duas categorias propostas. Posteriormente, organizou e implementou o Pitch e no post-launch fez a aceleração dos projetos finalistas.
Aumento da visibilidade da marca Bayer
Diego Siqueira CEO da Quanticum
O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação.
NOSSA EXPERTISE
Ao enviar este formulário, concordo que as informações inseridas poderão ser utilizadas para entrar em contato comigo.