A gestão da inovação é o conjunto de princípios, ferramentas e processos adotados para planejar, organizar, direcionar e monitorar os recursos disponíveis com objetivo de promover a captura de valor para a empresa e a geração de valor aos seus clientes.
Ela busca impulsionar o potencial inovador de uma empresa, permitindo o desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou modelos de negócios novos, adjacentes ou diferenciados, alinhados com as necessidades do mercado e os objetivos de crescimento da organização.
Para alcançar isso, a gestão da inovação requer um enfoque estratégico. Sendo necessário estar alinhada com a visão e os objetivos da organização, integrando-se profundamente em sua estratégia de negócios, o que requer a alocação de recursos disponíveis de forma eficiente, identificar oportunidades, gerenciar riscos e manter um processo de inovação contínuo, sistêmico e sustentável, mantendo-se competitivo no mercado e atendendo as necessidades dos clientes.
Na gestão da inovação, a definição de processos desempenha um papel central e é o alicerce que transforma ideias criativas em resultados tangíveis. Criar fluxos de trabalho claros, identificar etapas cruciais e otimizar cada passo, são elementos fundamentais para garantir que a inovação seja eficiente e eficaz.
A avaliação do processo de inovação é uma etapa vital. Essa abordagem cíclica impulsiona a evolução e adaptação constante do processo de inovação, garantindo que a empresa permaneça relevante e competitiva. Os indicadores permitem enxergar o progresso e a eficácia das estratégias inovadoras, mantendo não somente a inovação no caminho certo, mas também, oferecendo insights para adaptações ágeis.
Uma “fábrica de ideias” é o motor do processo de inovação, onde a criatividade é cultivada e transformada em soluções práticas, através da colaboração e diversidade de pensamentos, refinando as ideias e implementando-as. Associada ao planejamento, uma forma estratégica de operar a identificação de oportunidades e a captação de ideias de solução, em combinação com ferramentas digitais, é a chave para a eficácia da geração de valor.
Selecionar em quais ideias devemos utilizar os nossos recursos é a etapa crucial para obter os resultados desejados com o processo de inovação. A definição de um portfólio de projetos de inovação que esteja alinhado com a orientação estratégica da organização é fundamental para minimizar os riscos de insucesso. Manter-se atento às mudanças, tendências e oportunidades é indispensável para estabelecer o “norte” de sua bússola.
Sebastião Lauro Nau R&D Manager
Érica Liberati Assessoria de Planejamento e Gestão
Luciano da Mota Prestes General Manager
O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação.
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