G.A.C. Brasil

Logo da G.A.C. Brasil

Mercado Edtech: impactos e tendências

Mercado Edtech: impactos e tendências

No passado, diversas tendências no setor educacional foram implantadas com graus variados de sucesso. Como a maioria das indústrias, a educação foi abalada por problemáticas decorrentes da pandemia e instituições de todos os tipos precisaram de soluções digitais para manter as operações remotamente.

Agora, à medida que saímos gradualmente deste cenário, essas abordagens parecem prontas para continuar evoluindo, permanecer relevantes e valiosas.

Do ensino fundamental ao superior, a transformação digital no setor educacional acelerou imensamente nos últimos dois anos e mudou completamente a sua dinâmica, à medida que provedores de educação de todos os tipos procuram reformular a experiência de aprendizado.

As Edtechs estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, como uma inovação disruptiva. Em 2021, o mercado global de Edtech foi avaliado em US$ 254,8 bilhões. A previsão é de que chegue a US$ 605,4 bilhões até 2027.

No Brasil, as Edtechs representam hoje o maior segmento entre as startups. De acordo com o levantamento realizado pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e pela Abstartup (Associação Brasileira de Startups do Brasil), que consolida dados coletados entre 2019 e 2021, as empresas que utilizam tecnologia para criar soluções inovadoras para a área de educação, cresceram 26% durante a pandemia de Covid-19. Segundo o balanço, há pelo menos 566 Edtechs ativas no mercado de educação do país.

 

Tendências para os próximos anos

Mais uso de dados em tempo real

A tomada de decisão baseada em dados tem sido uma tendência importante nos negócios em geral e, nos próximos anos, sendo essencial inclusive, para a revolução do setor educacional. Os recursos de nuvem e ciência de dados usados em escala em particular, se implantados corretamente, podem melhorar as experiências da equipe e dos alunos no futuro.

Edtech no metaverso

O metaverso tem sido a nova palavra da moda e chamado a atenção, pois as tecnologias que ele promete, da realidade imersiva aos novos recursos de ciência de dados, podem gerar valor concreto na educação. O aprendizado através do metaverso fornece uma experiência de gamificada e com acesso constante ao material de estudo para os alunos.

Gamificação

Os jogos educativos trazem uma abordagem experiencial para a aquisição de conhecimento, que mantém os alunos engajados no aprendizado e incentiva um envolvimento multissensorial.

Educação Personalizada

A educação personalizada está se tornando o próximo novo normal, pois agora, as salas de aula são muito mais diversificadas e complexas e o acesso à tecnologia está ajudando a atender melhor às necessidades de cada aluno.

As ferramentas tecnológicas podem ajudar os professores a proporcionar aos alunos experiências de aprendizagem diferenciadas.

Mistura do real

A mistura de Realidade, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, impactará todas as áreas da atividade humana e a educação certamente não será uma exceção.

Essas ferramentas são capazes de se tornar cada vez melhores em qualquer tarefa a que sejam atribuídas e serão usadas para fornecer formas mais personalizadas de educação ou aprendizado remoto.

E o metaverso no mundo corporativo?

A tendência está atraindo investimentos de gigantes do setor de tecnologia e muitas empresas já estão criando espaços de aprendizagem imersivos. Neste momento de transformação e aprendizagem digital, o metaverso surge de forma disruptiva para a criação de novos formatos e experiências.

O ambiente digital permite que diversas práticas inovadoras favoreçam o aprendizado, independentemente do setor. Fazer reuniões, treinamentos, eventos, entrevistas de emprego e simulações de projetos, por exemplo, será muito mais fácil, propiciando uma nova experiência integrada de trabalho no mundo corporativo.

Embora estejamos iniciando neste novo mundo, as possibilidades de utilização são infinitas e de extrema importância para a capacitação dos profissionais.

Compartilhe:

O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação. 

NOSSO GRUPO