As áreas de bioeconomia e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão colaborando na construção da nova política industrial do Brasil. Além disso, o objetivo é impulsionar a reindustrialização do país, com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade global.
Nesse contexto, nos dias 15 e 16 de fevereiro, Brasília (DF) sediou a oficina de criação do plano de execução da Estratégia Industrial, Verde e Tecnológica (EIVTEC). No evento, reuniram-se representantes do governo e das principais agências de fomento ligadas ao MCTI, como a Finep e a EMBRAPII. Portanto, a oficina foi essencial para alinhar diretrizes e identificar desafios na implementação da estratégia.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) conduz o plano. Além disso, ele servirá como base para políticas públicas voltadas à industrialização sustentável do Brasil. O foco principal está na integração da indústria com a transição energética, redução da pegada de carbono e economia circular. Dessa forma, esses elementos se tornam essenciais para uma indústria moderna e competitiva.
A construção da EIVTEC será contínua e coletiva, com isso, haverá debates e ajustes nos próximos meses. Além disso, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que deve ser recriado, utilizará essa estratégia para orientar o crescimento do setor produtivo.
Durante a oficina, especialistas discutiram desafios regulatórios, comércio exterior, sustentabilidade e inovação. Além disso, identificaram projetos ministeriais já em andamento.
Consequentemente, a nova política industrial busca criar um ambiente mais favorável para investimentos. Assim, o objetivo é promover avanços tecnológicos e tornar o Brasil protagonista na indústria sustentável global.
Fonte: MCTI







