Projeto coordenado pelo ministério fez um balanço do trabalho realizado nos últimos anos quatro anos com foco na promoção da sustentabilidade em cidades brasileiras
O CITinova, projeto multilateral coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que oferece conteúdo sobre planejamento urbano, com foco no desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e elabora plataformas que apoiem a gestão pública nas áreas de água, resíduos, energia, mobilidade e mudanças climáticas, realizou um balanço das principais atividades desenvolvidas ao longo dos seus quatro anos de atuação.
Durante apresentação realizada em São Paulo, foram expostos três painéis com projetos desenvolvidos nas áreas de “Planejamento Urbano Integrado”, “Investimentos em Tecnologias Inovadoras” e “Plataformas para Cidades Sustentáveis”.
Planejamento Urbano Integrado – No primeiro painel, a Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES), coexecutora do projeto, apresentou a experiência da Política de Habitação de Interesse Social. A partir dessa ação, o CITinova oferece instrumentos que podem ser utilizados por governos locais para melhorar o trabalho realizado na construção de novas moradias.
Tecnologia e Inovação – O segundo painel, denominado “Tecnologia e Inovação”, expôs como os projetos-piloto dos jardins filtrantes em Recife e recuperação de áreas degradadas no Distrito Federal têm buscado solucionar desafios históricos dessas cidades.
Já a assessora especial da Subsecretaria de Gestão de Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Elisa Meirelles, apresentou dois projetos do CITinova realizados na capital federal, responsáveis pela preservação e recuperação do bioma Cerrado nas Bacias do Rio Descoberto e Rio Paranoá.
Plataformas para Cidades Sustentáveis – O terceiro painel tratou sobre a disseminação de conhecimento sobre indicadores e soluções inovadoras para cidades sustentáveis. O coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis e do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, anunciou que, em julho, a Plataforma Cidades Sustentáveis lançará o índice de sustentabilidade de todos os municípios brasileiros a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação contou ainda com a participação da diretora do ARIES, Mariana Pontes, do secretário de Meio Ambiente de Recife, Carlos Ribeiro, e do docente do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Manuel Eduardo Ferreira.
Mais informações sobre o CITinova
O projeto conta com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Além da coordenação do MCTI, o CITinova é executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI); Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).