Para competir e prosperar nesse ambiente desafiador, bancos tradicionais precisarão construir uma nova proposta de valor baseada em recursos de inteligência artificial e análises de ponta
Embora a Inteligência Artificial (IA) já exista há décadas, ela se tornou ainda mais predominante nos últimos anos. Além disso, nenhuma indústria ou setor permaneceu intocado por seu impacto e prevalência.
A evolução da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor marcaram um momento crucial para novos modelos de negócios. O setor de finanças está entre os que mais buscam maneiras de aproveitar o poder dessa inovação.
Os bancos que mantiveram o modelo tradicional enfrentam ameaças competitivas, como neobancos e empresas não bancárias. Hoje, grandes instituições aplicam IA em serviços como empréstimos em frações de segundo, autenticação biométrica e assistentes virtuais.
As fintechs e outros inovadores do comércio digital estão assumindo partes importantes do relacionamento bancário com os clientes. Grandes empresas de tecnologia também incorporam pagamentos e, em alguns casos, recursos de empréstimo para atrair usuários com uma oferta mais ampla de serviços.
Além disso, os clientes se acostumaram à facilidade, velocidade e personalização dos canais digitais. Isso elevou as expectativas em relação aos bancos.
Para competir e prosperar nesse cenário, os bancos tradicionais precisarão construir uma nova proposta de valor baseada em IA e análises avançadas. Isso exige uma estratégia que coloque a “IA em primeiro lugar” nas operações.
O que é a Inteligência Artificial e como ela pode beneficiar a área financeira?
A inteligência artificial é um ramo abrangente da ciência da computação voltado à construção de máquinas inteligentes capazes de executar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Alguns exemplos: Siri, Alexa e outros assistentes inteligentes, carros autônomos, bots de conversação, recomendações da Netflix, entre outros.
A decisão das instituições financeiras de adotar a IA deve acelerar com o avanço tecnológico, maior aceitação do usuário e mudanças regulatórias. Os bancos que usam IA conseguem simplificar processos, automatizar tarefas, melhorar a experiência do cliente e reduzir riscos de fraude, além de oferecer acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Principais tendências de IA para o setor de finanças
# Tendência nº 1: Melhor tomada de decisões financeiras para os consumidores
Uma das aplicações mais promissoras da IA nas finanças é o uso de análises preditivas para tomar decisões financeiras personalizadas. Essa tecnologia pode ser usada por consumidores que desejam economizar e construir um futuro financeiro sólido.
As previsões podem ser, por exemplo: “Com base em seus hábitos de consumo e nível de economia desejado, recomendamos que você altere sua categoria de gastos como: ‘Comer fora’ para ‘Pedir delivery’.
Essas análises do comportamento do consumidor se tornarão cada vez mais comuns à medida que novos métodos são desenvolvidos e os dados digitais se tornam mais prontamente disponíveis para análise.
# Tendência nº 2: Oferecer melhor experiência ao cliente
A IA pode ajudar a melhorar esse ponto essencial dos negócios utilizando chatbots, assistentes digitais que se comunicam com os clientes por meio de mensagens de texto ou comandos de voz, podendo responder a perguntas comuns sobre produtos e serviços.
A IA provavelmente decolará em uma área onde muitos consumidores expressam frustração. Com os chatbots, não é necessário navegar pelos menus ou esperar por um representante disponível – o bot fornecerá serviço para você imediatamente.
# Tendência nº 3: Dados financeiros em tempo real
Essa tecnologia melhorará a abordagem atual de gerenciamento de fraudes. À medida que as ferramentas de IA se tornam mais poderosas, elas poderão detectar lavagem de dinheiro ou atividades suspeitas em tempo real.
Outro benefício é que essa tecnologia pode ajudar os bancos a identificar erros antes que se tornem grandes problemas.
Tendência nº 4: Automação robótica em processos
As fintechs também continuarão a implementar a automação de processos robóticos em suas operações. Este é um sistema de bots de software que podem completar tarefas repetitivas mais rapidamente e com maior precisão do que os humanos. Esses trabalhadores virtuais leem um conjunto de scripts ou executam tarefas em um determinado tipo de transação e, em seguida, transferem as informações para funcionários humanos para revisão e aprovação. O resultado é um fluxo de trabalho aprimorado.
# Tendência nº 5: Segurança e autenticação
Por fim, a IA ajudará a simplificar os protocolos de segurança quando se trata de autenticação. O processo de autenticação multifatorial de hoje pode ser visto como algo lento e complicado para os clientes, mas a tecnologia é capaz de ajudar fornecendo informações mais precisas sobre quem você é em milissegundos após a digitalização de sua impressão digital ou íris.
A inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como consumidores e empresas acessam e gerenciam suas finanças.
Para prosperar em uma era digital marcada por inovação, o setor financeiro precisará continuar investindo em potenciais recursos e análises que forneçam soluções inteligentes e personalizadas, além de experiências em escala e em tempo real.







