O Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) aprovou, em reunião realizada em Brasília, o Plano Anual de Investimento (PAI) para 2024. O plano destina R$ 12,7 bilhões em recursos não reembolsáveis e reembolsáveis, distribuídos em 10 programas estruturantes e mobilizadores. Dessa forma, o governo busca fortalecer a capacidade nacional de pesquisa e inovação.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância dos recursos do FNDCT para enfrentar desafios do país e entregar soluções à população. Além disso, ela reforçou que “o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia precisa ser fortalecido. Estamos avançando nessa direção com a colaboração e o esforço conjunto das instituições que compõem este conselho diretor”.
Durante a reunião, o MCTI apresentou um balanço dos investimentos realizados em 2023 e das previsões para 2024, divididas entre recursos não reembolsáveis e reembolsáveis. Assim, o Plano Anual de Investimento organiza 10 programas estratégicos e diversas ações que receberão investimentos, principalmente por meio de chamadas públicas da Finep e do CNPq, vinculados ao MCTI.
Programas participantes:
- Pró-Infra;
- Mais Inovação;
- Programa Conecta e Capacita Brasil;
- Programa Pró-Amazônia; Programa de Repatriação de Talentos – Conhecimento Brasil;
- Política com Ciência;
- Programa Identidade Brasil;
- Programa de Apoio a Projetos Nacionais Estratégicos:
- CBERS, RMB, NB4, Sirius;
- Programa de Promoção da Autonomia Tecnológica na Área da Defesa;
- Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação para Segurança Alimentar e Erradicação da Fome
Além disso, o Conselho Diretor manteve a continuidade dos programas iniciados em 2023, direcionou recursos para 2024 e programou uma revisão para os próximos anos, considerando a demanda qualificada das chamadas. Por fim, o MCTI apresentou uma projeção de recursos para o período de 2025 a 2028, reforçando o planejamento estratégico de longo prazo.
Fonte: MCTI







