A FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo anunciou recentemente uma chamada de propostas para “Pesquisa Estratégica sobre a Internet”. Além disso, a iniciativa conta com a parceria do MCTI, do Ministério das Comunicações e do CGI.br, e disponibiliza R$ 35 milhões para apoiar projetos que fortaleçam o desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Temas Estratégicos
O edital contempla pesquisas em qualquer área, desde que estejam alinhadas a temas estratégicos previamente definidos. Entre os principais assuntos estão: Tecnologias Viabilizadoras da Internet; Aplicações Avançadas da Internet; Comunicação em Rede e Cultura Digital; Políticas Relativas à Internet; Software Livre, Dados, Formatos e Padrões Abertos; e Aplicações Sociais de Tecnologias da Informação e Comunicação. Além disso, o edital incentiva a integração entre diferentes áreas e abordagens interdisciplinares, ampliando o alcance e o impacto dos projetos submetidos.
Podem participar pesquisadores vinculados a instituições nacionais de ensino superior ou de pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, desde que atuem no desenvolvimento da internet no Brasil. Dessa forma, o edital garante a participação de pesquisadores em diferentes contextos e experiências profissionais.
As propostas devem seguir os critérios da FAPESP e podem ser submetidas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático ou Jovem Pesquisador. Com essa variedade, pesquisadores em diferentes estágios de carreira têm a oportunidade de participar de forma adequada ao seu perfil.
Os pesquisadores devem enviar as submissões pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. Vale destacar que o prazo final é 31 de janeiro de 2023.
O edital completo traz detalhes sobre critérios, requisitos e condições de participação. Ele está disponível no site da FAPESP: fapesp.br/15733.
Portanto, essa chamada representa uma oportunidade única para desenvolver projetos inovadores e estratégicos. Assim, o objetivo é estimular avanços relevantes na internet e nas tecnologias digitais no Brasil, fortalecendo a pesquisa e a inovação nacional.







