Parceria tem como objetivo ampliar o número de colaboração com o setor privado e institutos de pesquisa no desenvolvimento de projetos inovadores
A inovação é a chave para impulsionar o desenvolvimento industrial sustentável, e agora há mais oportunidades de investimento do que nunca.
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), divulgou a segunda edição do Programa Inova +. Indústria Digital e Sustentável, em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de ampliar o número de colaboração com o setor privado e institutos de pesquisa no desenvolvimento de projetos inovadores.
Ao todo, serão disponibilizados R$ 145 milhões no apoio à inovação industrial brasileira. O recurso é voltado para empresas de todos os portes, incluindo pequenas, médias (PMEs) e startups.
O foco do programa está no apoio a projetos que desenvolvam soluções em bioeconomia florestal, novos combustíveis, economia circular, transformação digital, saúde, materiais avançados e defesa. A expectativa é ampliar as pesquisas atendidas pela iniciativa em função de demandas setoriais, além de promover desenvolvimento tecnológico na região Norte, com foco na inovação sustentável.
Segundo Igor Nazareth, presidente interino da Embrapii, a expectativa é de que haja um maior avanço nesta parceria, que busca apoiar a demanda do setor privado e ajudar a colocar novos produtos e novas tecnologias no mercado.
Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Inovação da Fiesp, ressaltou que a aliança entre a Embrapii e o BNDES certamente colocará mais recursos à disposição das empresas brasileiras.
Até o momento, o Inova+ já garantiu apoio a 23 projetos, envolvendo nove Unidades Embrapii e 26 empresas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Rondônia, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para João Pieroni, superintendente da área de Indústria do BNDES, esse novo ciclo que se inicia é uma retomada do papel da Instituição olhando oportunidades novas em favor de uma indústria mais verde, inclusiva e digital.