Recursos não reembolsáveis serão destinados ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), um encontro com o objetivo de apresentar detalhes e tirar dúvidas sobre a nova linha de fomento anunciada. Ao todo, serão disponibilizados R$ 20 milhões.
Os recursos não reembolsáveis serão destinados ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas, processos ligados à saúde e à produção de dispositivos médicos que, preferencialmente, possam ser incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As empresas que receberem fomento contarão com apoio técnico das unidades EMBRAPII para o desenvolvimento das propostas.
Durante o evento, Paulo Alvim enfatizou a relevância da Saúde para o país, ressaltando que o setor absorve hoje de 30% a 35% dos investimentos feitos em Ciência&Tecnologia atualmente. Ele também destacou que o segmento de dispositivos médicos, contemplado pelo fomento disponibilizado agora, merece apoio crescente neste contexto.
A prioridade da gestão do presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon, é o foco no desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, ele destacou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), enfatizando o ODS 3, relacionado à Saúde – setor que já é um dos mais apoiados pela EMBRAPII, respondendo por 14% do total de projetos fomentados.
Franco Pallamolla, presidente da ABIMO, mencionou que a parceria com a EMBRAPII agora permite que a inovação em dispositivos médicos chegue às prateleiras brasileiras. Ele classificou como fundamentais o apoio e o fomento da EMBRAPII para que o segmento alcance seu objetivo de contribuir para o avanço e a inovação da Saúde brasileira, mantendo maior autonomia tecnológica, com redução da dependência internacional para a disponibilização de produtos tão essenciais para o país.
Investimentos em Tecnologias Estratégicas
Em sete anos, a EMBRAPII apoiou 217 projetos na área de Saúde, com foco nas áreas de novos medicamentos, fármacos e biofármacos e Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs). Foram concluídos 147, que resultaram em 81 pedidos de propriedade intelectual. No total, 192 empresas foram beneficiadas com investimentos de mais de R$ 200 milhões.