G.A.C. Brasil

EMBRAPII anuncia recursos para estimular a bioeconomia no norte do Brasil

Mãos segurando muda de planta em solo, cercada por ícones de sustentabilidade, simbolizando investimentos da EMBRAPII para estimular a bioeconomia no Norte do Brasil.

EMBRAPII anuncia recursos para estimular a bioeconomia no norte do Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) anunciou, durante a 27ª conferência do clima da ONU, que destinará R$ 9,6 milhões a projetos de inovação industrial sustentável no Norte do País. Além disso, a iniciativa fortalece negócios das cadeias produtivas florestais, especialmente na Amazônia, e incentiva a bioeconomia na região.

A EMBRAPII firmou parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Ministério da Educação. Assim, usará os recursos para investir em soluções inovadoras nas áreas de bioeconomia florestal e economia circular.

Grupos de pesquisa da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), UFPA (Universidade Federal do Pará), UFT (Universidade Federal do Tocantins) e do ISI (Instituto Senai de Inovação do Pará) prestarão suporte técnico aos projetos. Além disso, essas instituições credenciadas como Unidades EMBRAPII garantem maior qualificação técnica e impacto nos resultados.

A EMBRAPII estima gerar cerca de R$ 30 milhões em inovação industrial. Isso acontece porque o modelo da entidade exige contrapartida financeira das empresas e participação econômica das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) nos projetos.

José Luis Gordon, presidente da EMBRAPII, afirma que a parceria com o setor empresarial do Norte atende à demanda por uma indústria mais alinhada à agenda climática. Ele destacou também que já existem projetos com biofertilizantes, biocombustíveis, biocosméticos e transformação de resíduos sólidos. Além disso, a EMBRAPII quer fomentar a bioeconomia para ampliar e escalar os projetos, conectando micro, pequenas e grandes empresas à pauta ambiental.

Segundo levantamento da EMBRAPII, a indústria nacional tem grande potencial para impulsionar a agenda climática. Atualmente, 67% dos projetos da entidade abordam temas relacionados aos princípios de sustentabilidade da ONU. Entre eles estão energia limpa, agricultura sustentável, saúde, bem-estar e redução da fome. Aproximadamente 1,2 mil projetos de 950 empresas receberam recursos e apoio técnico da rede EMBRAPII.

Compartilhe:

O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação. 

NOSSO GRUPO