Iniciativa busca estimular ações que contribuam com soluções eficientes usando renováveis
O Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) anunciou uma chamada de propostas, com aporte de R$ 20 milhões, para estimular a pesquisa em bioenergia que contribua com soluções eficientes para o transporte sustentável de longa distância.
Serão selecionadas pesquisas que contribuam para: viabilizar a implementação de tecnologias em desenvolvimento; reforçar a capacidade instalada; estimular a formação de novos grupos; e ampliar estudos de soluções aplicáveis em contextos internacionais similares ao brasileiro.
Os projetos deverão contribuir com resultados que possam auxiliar nos objetivos do BIOEN em sua parceria com o Programa de Colaboração em Tecnologia de Bioenergia da Agência Internacional de Energia (IEA).
Segundo Glaucia Souza, que integra a coordenação do BIOEN, esta parceria abre oportunidades para a comunidade de pesquisa paulista fazer avançar os seus objetivos de pesquisa e os objetivos de segurança energética do Brasil usando renováveis.
As áreas prioritárias da chamada são: Tecnologias em desenvolvimento; Tecnologias inovadoras; Tecnologias indiretas; e Aspectos transversais.
As modalidades de apoio do edital são os auxílios à pesquisa Temático, Regular, Jovem Pesquisador e PITE.
As propostas deverão ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 24 de fevereiro de 2023.
Para mais informações, acesse: fapesp.br/15675.