A FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo anunciou uma nova chamada de propostas. A iniciativa ocorre, por meio do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG). Nesse contexto, o foco está na mudança no uso da terra e na agropecuária. Ao todo, a FAPESP destinará R$ 10 milhões para apoiar os projetos selecionados.
Com esse objetivo, a iniciativa busca fomentar pesquisas com soluções para reduzir o desmatamento e a degradação florestal em todos os biomas. Assim, pretende diminuir as emissões de CO₂ associadas às mudanças no uso do solo.
Além disso, a chamada apoiará o desenvolvimento de estratégias ao longo da cadeia de produção de alimentos no campo. Dessa forma, o objetivo é aumentar a produtividade agropecuária e contribuir para a segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo. Tudo isso considera os impactos das mudanças climáticas globais.
Para viabilizar esse apoio, pesquisadores poderão solicitar financiamento em quatro modalidades de Auxílio à Pesquisa. São elas: Jovem Pesquisador, Temático, Regular e PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica).
No processo de seleção, a FAPESP priorizará propostas alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 13, voltado à ação contra a mudança global do clima. Além disso, a chamada valoriza projetos relacionados aos ODS nº 1, 2 e 5. Esses objetivos tratam da erradicação da pobreza, fome zero, agricultura sustentável e igualdade de gênero.
Da mesma forma, terão preferência os pesquisadores que considerarem oportunidades de cooperação internacional.
Por fim, as propostas poderão ser submetidas pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 3 de março de 2023.
Para mais informações, acesse: fapesp.br/15678.







