O SAS, especializado em analytics, apresentou a pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”. O estudo, realizado pelo IDC, mapeia a adoção de soluções data-driven no mercado latino-americano.
De acordo com os resultados, o Brasil se destaca por estar em estágio avançado na adoção de inteligência artificial. Atualmente, 63% das empresas que utilizam dados e analytics também aplicam IA. Em comparação, a média da região é de 47%.
Nesse contexto, a pesquisa aponta que sete em cada dez empresas brasileiras usam IA para aprimorar a análise de dados históricos. Como resultado, buscam gerar insights preditivos mais precisos e estratégicos.
Segundo André Novo, country manager do SAS no Brasil, os dados evidenciam maior maturidade digital das companhias nacionais. Além disso, esse avanço fortalece a competitividade, permite antecipar cenários e abre novas oportunidades de negócios.
Investimentos em dados superam a média regional
Além disso, o levantamento revela que 90% das empresas brasileiras investem em dados e analytics para identificar tendências e padrões de consumo. Esse percentual supera, de forma significativa, a média da América Latina, que é de 60%.
Para Novo, o estudo reforça que o mercado nacional já reconhece o valor da análise de dados. Nesse sentido, soluções robustas tornam-se fundamentais para compreender melhor o comportamento dos consumidores.
Do ponto de vista técnico, a confiabilidade e a segurança aparecem como os principais fatores para a adoção de analytics. No Brasil, 84% das empresas apontam esse critério. Por outro lado, na média regional, o índice cai para 73%.
Por fim, na escolha das soluções, o suporte técnico exerce papel decisivo. Esse fator foi citado por 56% dos entrevistados como elemento central no processo de decisão.
Para a realização do relatório, o IDC entrevistou 333 empresas de diferentes portes e segmentos. Ao todo, a pesquisa abrangeu oito países da América Latina, incluindo Brasil, México, Chile e Argentina.







