Projeto visa promover o desenvolvimento de tecnologias em agricultura
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura (Mapa) fecharam um acordo de cooperação internacional com o governo japonês. No âmbito desse convênio, firmado por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão, as instituições assinaram os documentos base do projeto “Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”.
O projeto busca desenvolver tecnologias agroindustriais sustentáveis, melhorar a produtividade e fortalecer a sustentabilidade ambiental. Além disso, pretende aumentar a rentabilidade do setor agrícola por meio da colaboração público-privada entre Brasil e Japão. Da mesma forma, prevê o apoio à criação de uma plataforma de dados digitais da agropecuária.
A iniciativa inclui ainda o desenvolvimento de uma plataforma nacional de dados da agropecuária. O sistema disseminará tecnologias e informações e executará três projetos-pilotos nas cadeias de pecuária de corte, grãos e sistemas agroflorestais.
Segundo Daniel Trento, coordenador-geral de Inovação Aberta do Mapa e responsável técnico pelo projeto, essa parceria era muito esperada.
“O Japão é um parceiro de longa data da agricultura brasileira, pois participou de projetos da década de 1970 que impulsionaram o desenvolvimento do agro”, afirmou Trento. “O convênio une a dimensão do agronegócio brasileiro com a experiência japonesa em tecnologias digitais.”
Após os trâmites diplomáticos para formalizar os documentos assinados, as primeiras ações oficiais do projeto devem começar no segundo semestre de 2022.







