Delegação iniciou reuniões e visitas técnicas com foco em desenvolvimento nas áreas de mobilidade e logística, semicondutores, energia renovável e infraestrutura, entre outros temas
O Ministério da Economia iniciou nesta semana, uma missão ao Japão com o objetivo de ampliar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, prevendo um crescimento do intercâmbio comercial e de novos investimentos.
Segundo a pasta, além de visitas técnicas a plantas industriais, a delegação, que será chefiada pelo secretário especial de Produtividade e Competitividade, Alexandre Ywata, participará da 14ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão sobre Promoção do Comércio, Investimentos e Cooperação Industrial (Comitê Meti-ME) e da 25ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj).
A missão busca fortalecer parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável, com foco na descarbonização e em segmentos como mobilidade e logística, semicondutores, energia renovável e infraestrutura. Nessas ocasiões, serão ressaltados, também, temas como Propriedade Intelectual, Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e Startups.
De acordo com o governo, o Japão é hoje um dos 10 principais parceiros comerciais do Brasil, além de ser um dos maiores investidores estrangeiros no país, em diferentes setores. Conforme a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), há espaço para ampliar esses fluxos de investimentos devido às características complementares entre as duas economias, e o Brasil pode contribuir ainda mais, por exemplo, para a segurança alimentar e energética do Japão.