Previsões da IDC indicam para os próximos cinco anos que empresas líderes de mercado serão aquelas que usarem tecnologia para inovar
Nos próximos cinco anos, a inovação digital deixará de ser apenas uma vantagem competitiva para se tornar uma exigência estratégica. De acordo com o estudo “FutureScape: Previsões sobre o futuro mundial da inovação 2023”, da International Data Corporation (IDC), até 2026, 75% das empresas líderes de mercado terão programas estruturados de inovação digital, apoiando processos contínuos de transformação tecnológica.
Essas empresas estarão comprometidas com iniciativas sistêmicas de inovação, capazes de gerar crescimento escalável, agilidade operacional, resiliência frente a crises e capacidade de adaptação constante. A previsão é clara: organizações que priorizarem a tecnologia para inovar sairão na frente.
A IDC também aponta que, até o final de 2024, as cinco principais empresas de cada setor serão aquelas que utilizaram a tecnologia para se reinventar diante de crises globais, como a recessão econômica e os colapsos nas cadeias de suprimentos. Essa capacidade de resposta rápida e inteligente já começa a definir os novos líderes de mercado.
Outro dado revelador do estudo indica que, até 2025, 85% dos CEOs de grandes empresas exigirão dados concretos sobre inovação – incluindo métricas de eficiência dos desenvolvedores e impacto real nos negócios. Isso reforça a importância de adotar ferramentas tecnológicas capazes de mensurar, automatizar e acelerar os processos de inovação.
Confira a análise completa com as principais previsões para 2023