A partir da avaliação dos respondentes, entidade elaborará novo position paper sobre o tema
A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) lançou a 2ª edição da pesquisa sobre inovação e competitividade no agronegócio, a fim de elaborar um novo position paper sobre o tema.
O objetivo é mensurar a importância de fatores relacionados ao nível de inovação e de competitividade do agronegócio brasileiro, bem como nortear o planejamento estratégico de organizações públicas, privadas e de economia mista que trabalham com inovação.
A pesquisa teve início no dia 1° de dezembro e será encerrada no dia 15 de janeiro de 2023. Composto por 32 questões, o formulário engloba assuntos como tecnologias 4.0, desafios do agro, atuação dos entes para a competitividade do setor, os critérios de governança, social e ambiental da sigla ESG, cadeias globais de valor, startups e tendências de inovação.
Poderão participar executivos de empresas do agronegócio, entidades setoriais, academia, instituições ligadas à inovação, como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, startups, governo, entre outros.
A divulgação do position paper está programada para março de 2023.
Em 2020, o position paper teve como áreas estratégicas: Políticas Públicas, Fator Humano, Infraestrutura, Propriedade Intelectual e Patentes, Política Internacional, Financiamento e Fomento à Inovação e Sustentabilidade. A pesquisa contou com a participação de diversos setores da sociedade, sendo um terço dos respondentes, associados da entidade.
Para mais informações, acesse: www.abag.com.br