A FAPESP anunciou a segunda chamada de propostas de 2022 do SPRINT – São Paulo Researchers in International Collaboration.
Nesse contexto, o edital busca ampliar o engajamento de pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa com parceiros internacionais. Além disso, a iniciativa visa qualificar projetos em andamento e estimular a cooperação para propostas conjuntas de médio e longo prazo.
Nesta edição, por sua vez, as propostas podem ser submetidas em parceria com sete instituições internacionais. Entre elas estão o CNRS (França), a Freie Universität Berlin (Alemanha), a Purdue University e a Texas Tech University (Estados Unidos), além das universidades de Münster e Tübingen (Alemanha) e Manchester (Reino Unido).
Quanto à elegibilidade, podem submeter propostas pesquisadores com auxílios FAPESP vigentes em diferentes modalidades. Entre as opções estão o Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático e Jovem Pesquisador. Da mesma forma, são elegíveis CEPIDs, PITE, o Programa de Melhoria do Ensino Público e o Programa de Pesquisa em Políticas Públicas.
Além disso, nos casos de Projetos Temáticos, CEPIDs e PITEs em vigência, pesquisadores principais também estão aptos à submissão.
Por outro lado, pesquisadores com parceiros internacionais fora dos acordos vigentes da FAPESP também podem participar. A regra vale, inclusive, para instituições com acordo, mas que não integram esta edição do SPRINT.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo sistema SAGe. O prazo final para submissão é 30 de janeiro de 2023.
Para mais informações sobre o edital, acesse: www.fapesp.br/sprint/chamada22022.







