A Conexis Brasil Digital divulgou o levantamento Cidades Amigas do 5G. De acordo com o ranking, Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) lideram como os municípios com maior incentivo para instalar redes da quinta geração de internet móvel no país. Além disso, essas cidades se destacam por combinar legislação favorável e infraestrutura adequada.
“Além disso, além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas. Por exemplo, considerou-se a necessidade de fazer solicitações em mais de um órgão municipal, o prazo para instalação e o custo”, destaca o comunicado da Conexis.
Segundo a entidade, esses são os 10 municípios mais bem preparados para receber a nova tecnologia de internet móvel:
Ponta Grossa (PR)
Porto Alegre (RS)
Curitiba (PR)
São José dos Campos (SP)
Uberlândia (MG)
Jacareí (SP)
São Paulo (SP)
Joinville (SC)
João Pessoa (PB)
Chapecó (SC)
Por outro lado, o relatório da Conexis também apresentou os municípios com maiores dificuldades para implantar redes 5G. Entre eles estão Palmas (TO), São José (SC), Jundiaí (SP), São Leopoldo (RS) e Santa Maria (RS).
Além disso, os principais problemas nos municípios que ocupam as últimas posições do ranking incluem restrições para instalar infraestrutura, exigência de licença ambiental de forma geral ao invés dos casos previstos em lei e necessidade de vários documentos para aprovar a instalação de antenas.
Ainda segundo o levantamento, foram avaliados o ambiente técnico e a capacidade de instalação da infraestrutura de redes, como antenas e fibra óptica. Por fim, vale destacar que apenas cidades com mais de 200 mil habitantes foram incluídas no estudo, garantindo relevância e consistência nos resultados.







