G.A.C. Brasil

Startups japonesas buscam emplacar parceiras e negócios no Brasil

Executivo em pé sobre um foguete em movimento, simbolizando startups japonesas buscando crescimento e parcerias no Brasil.

Startups japonesas buscam emplacar parceiras e negócios no Brasil

As startups japonesas já davam passos tímidos em direção ao mercado brasileiro. Agora, selecionadas pela Japan External Trade Organization (Jetro), chegam ao Brasil para buscar parceiros de negócios. Essa aproximação ocorre por meio do ScaleUp in Brazil (SUIB), programa criado em parceria pela Apex-Brasil, ABVCAP e Israel Comércio e Investimento.

Este ano marca a primeira participação do Japão no programa, assim como a de Singapura. Nas edições anteriores, apenas empresas de Israel foram convidadas.

Ao todo, 107 startups se inscreveram. Destas, 35 foram selecionadas: 15 japonesas, 15 israelenses e 5 cingapurianas. A escolha seguiu quatro critérios principais: equipe, grau de inovação, adequação ao marketing e maturidade.

Três empresas receberam as notas mais altas: Corsight AI (Israel), Graymatics (Cingapura) e Sagri Co., Ltd (Japão).

A primeira fase do programa ocorrerá até 9 de setembro. Entre as selecionadas, destacam-se startups de energia, tecnologia limpa, agritech, fintech e healtech, áreas de grande interesse para o Japão.

Nesta etapa, as startups japonesas terão acesso a materiais sobre o mercado brasileiro e a relatórios customizados do seu setor.

As empresas também participarão de webinars sobre temas como “Fazendo Negócios no Brasil”, “Ambiente Jurídico e Fiscal” e “O Ecossistema de Inovação Brasileiro”. Além disso, farão reuniões e pitchs on-line com investidores locais.

Do total de 35 startups escolhidas pela Apex-Brasil e ABVCAP, apenas 20 seguirão adiante. Entre as 15 japonesas, cinco avançarão para a próxima fase em outubro, quando ocorre a imersão no mercado brasileiro ao lado das startups de Singapura e Israel.

Olhando para as oportunidades 

Com a seleção de 15 empresas, a JETRO espera que as startups japonesas possam voltar os olhos para o Brasil, principalmente porque, por questões logísticas e culturais, muitas vezes as atenções ficam restritas ao Sudeste Asiático.

“O Japão e o Brasil são grandes parceiros comerciais, mas as relações nessa área de inovação são tímidas. Nosso papel é diminuir essa lacuna, pois sentimos que há um grande potencial para o incremento de novos negócios”, diz Hiroshi Hara, diretor-presidente da Jetro no Brasil. 

Hara também destaca a importância do ScaleUp in Brazil para que as companhias dos dois países possam fomentar parcerias, já que o mercado brasileiro de startups é maduro e tem muita inovação.

Para mais informações, acesse: https://www.scaleupinbrazil.com/

Compartilhe:

O G.A.C. Group é uma empresa internacional de consultoria em inovação e desempenho. Desenvolvemos um suporte especializado em 4 principais áreas de especialização: Estrutura para Inovação, Gestão da Inovação, Inovação Aberta e Fomento da Inovação. 

NOSSO GRUPO