Projeto coordenado pelo ministério fez um balanço do trabalho realizado nos últimos anos quatro anos com foco na promoção da sustentabilidade em cidades brasileiras
O CITinova, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promove planejamento urbano e o desenvolvimento de cidades sustentáveis. Além disso, o projeto cria plataformas que apoiam a gestão pública em água, resíduos, energia, mobilidade e mudanças climáticas. Durante o evento, apresentou também os principais resultados do período.
A apresentação, realizada em São Paulo, reuniu três painéis sobre “Planejamento Urbano Integrado”, “Tecnologias Inovadoras” e “Plataformas para Cidades Sustentáveis”.
Planejamento Urbano Integrado – No primeiro painel, a Agência Recife de Inovação e Estratégia (ARIES) apresentou a experiência da Política de Habitação de Interesse Social. Dessa forma, o CITinova passou a oferecer ferramentas que ajudam governos locais a melhorar a construção de novas moradias.
Tecnologia e Inovação –Já o segundo painel destacou os jardins filtrantes em Recife e a recuperação de áreas degradadas no Distrito Federal. Ambos os projetos, portanto, buscam soluções para desafios históricos dessas regiões.
A assessora da Subsecretaria de Gestão de Águas e Resíduos Sólidos do DF, Elisa Meirelles, mostrou ações do CITinova que preservam e recuperam o Cerrado nas Bacias do Rio Descoberto e Rio Paranoá.
Plataformas para Cidades Sustentáveis – O terceiro painel tratou da disseminação de indicadores e soluções inovadoras para cidades sustentáveis. O coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, anunciou que, em julho, a plataforma lançará o índice de sustentabilidade dos municípios brasileiros com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
A programação também contou com a participação da diretora do ARIES, Mariana Pontes, do secretário de Meio Ambiente de Recife, Carlos Ribeiro, e do docente do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Manuel Eduardo Ferreira.
Mais informações sobre o CITinova
O projeto recebe financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Além disso, reúne a coordenação do MCTI e a participação da ARIES, Porto Digital, CGEE/MCTI, Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e SEMA/GDF.







