Transporte do futuro: Hyperloop TT anuncia centro de inovação e logística no Brasil

Instalação será feita na cidade de Contagem, em Minas Gerais.

 

Em 2013, Elon Musk, fundador da SpaceX e CEO da Tesla, anunciou o conceito do Hyperloop. A proposta consiste em construir uma rede elevada de tubos pneumáticos onde passageiros possam viajar entre dois pontos. No caso entre São Paulo e Rio de Janeiro, ao alcançar uma velocidade de 1.200 Km/h, o trajeto seria percorrido em cerca de 20 minutos.

“O Hyperloop é um novo tipo de transporte… tanto rápido e barato para pessoas e coisas. O Hyperloop é também um conceito de design aberto e único, similar ao Linux. Desejamos ter retorno da comunidade que possa ajudar a avançar seu design e trazer o conceito para a realidade”, escreveu Musk em 2013.

Por conta do ceticismo das pessoas sobre sua proposta, somente cinco anos após sua divulgação, empresas e até mesmo o próprio Musk mostraram que realmente seria possível a realização de seu projeto, o qual daria vazão às nossas necessidades cotidianas.

Sobre a Hyperloop TT

Contando com 900 colaboradores de 7 continentes, além de ser uma empresa inovadora, a HyperLoop Transportation Technologies tem um dos maiores cases de crowdsourcing do mundo. Sua proposta é unir transporte, tecnologia e economia, buscando desenvolver um meio de transporte ultrarrápido que permita cargas em cápsulas, através de levitação magnética. Além do Brasil, a start-up já tem parcerias na Eslováquia, República Tcheca, Emirados Árabes, França, Indonésia e Coreia do Sul.

 

A HTT e o Brasil

A vinda da HyperloopTT ao Brasil, fez do país um candidato para ter um hyperloop. A empresa inaugurou o seu primeiro centro de pesquisa em logística do mundo nesta sexta-feira (06), em Contagem, Minas Gerais. A  princípio o Estado de Minas Gerais foi escolhido por ser considerado um dos maiores centros de distribuição de carga do país. “Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias, e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística para a HyperLoopTT”, comentou o presidente.

A parceria teve investimento de R$ 26 milhões, e o espaço contará com uma divisão de pesquisas de logística da empresa, laboratório de fabricação e players do ecossistema empreendedor.

Por enquanto, não há previsão da chegada desta tecnologia no Brasil.

 

Fonte: Hyperloop TT

Imagens: Hyperloop TT