Saúde, Farma e Cosméticos

Para que as empresas do setor de saúde, da indústria farmacêutica e de cosméticos continuem a crescer e se diferenciar, é questão estratégica que invistam em pesquisa e desenvolvimento.

Alguns setores, pelas suas características, exigem um cuidado adicional em especial na gestão da inovação.

Os setores de fármacos, equipamentos de saúde e cosméticos, tanto pela quantidade de recursos envolvidos no processo de inovação, como pela regulação a que estão sujeitos e pelo fato de afetarem diretamente a saúde humana, requerem uma estratégia adequada de P&D, abordando desde a prospecção tecnológica, o funding, a propriedade intelectual até o controle no lançamento e rastreabilidade dos produtos. Estes setores experimentarão um período de inovação radical baseada em biotecnologia, nanotecnologia e na informática aplicada à medicina e biologia.

Os três setores exigem grandes investimentos em pesquisa, testes e homologação das inovações antes de sua entrada no mercado. Deve se elaborar um criterioso estudo técnico anterior ao lançamento dos produtos no mercado, pois o tempo decorrente entre a pesquisa e a entrada em produção pode torna-lo defasado antes de sua comercialização remunerar os investimentos realizados.

Em relação aos fármacos e cosméticos, o Brasil apresenta uma grande oferta de matérias primas naturais que ainda estão por serem mapeadas e classificadas em relação ao seu potencial. Surgiu também um interessante mercado de medicamentos genéricos que exigem investimentos menores em pesquisa. A pesquisa brasileira realizada em universidades e centros de pesquisa é de qualidade reconhecida mesmo internacionalmente. Existem, portanto, condições de inovar nestes setores desde que a inovação esteja incorporada na estratégia das empresas, considerando todos os elementos críticos. Existem também incentivos financeiros oferecidos pelas diferentes esferas de governo para aplicação na área de saúde.

A GAC é a consultoria em inovação com experiência internacional comprovada para atuar em todas as áreas estratégicas da inovação dos setores de fármacos, equipamentos de saúde e cosméticos, dada a complexidade exigida para atuar nestas áreas. Temos grande expertise na Lei do Bem para este segmento além de para indicarmos e captarmos as melhores fontes de recursos. Elaboramos a melhor estratégia de inovação tendo em vista as características destes mercados e as tendências tecnológicas. Auxiliamos as empresas em processos de busca das melhores matérias primas e de processos de fabricação através de parcerias com grupos de pesquisa.

Dica do especialista GAC Brasil

« É necessário o desenho correto da partição dos benefícios da propriedade intelectual gerada e uma correta estratégia de introdução das inovações no mercado. Através das diversas ferramentas de inovação que a GAC utiliza, asseguramos um processo seguro para as empresas que dispendem grandes recursos em inovação. »

 

Contate nossos especialistas