Criação de Instituição Científica e Tecnológica

A natureza jurídica e as atividades desempenhadas pela ICT ( Instituição Científica e Tecnológica) possibilitam-na usufruir uma série de benefícios e oportunidades de fomento à inovação, não apenas no âmbito do SNCTI, mas também em editais e programas internacionais.

O Novo Marco Legal da Inovação (Lei nº 13.243/16) criou a figura da ICT – Instituição Científica e Tecnológica privada. Uma entidade sem fins lucrativos que tenha como sua missão institucional, seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

A concepção de uma ICT é realizada seguindo algumas etapas:

Contexto de Estruturação da ICT – estudo de viabilidade

Nesta fase, analisaremos em conjunto com o cliente, qual a possibilidade de inserção de uma ICT dentro das necessidades e do planejamento estratégico da empresa. Para isso verificaremos a relevância das atividades de P,D&I atualmente e qual a relevância  e que formas estas atividades terão no futuro. Também faz parte desta fase a análise de custo e benefício de implantação de ICT tendo em vista os recursos a serem alocados, os custos que eventualmente deixam de existir para a empresa assim como o impacto do uso dos benefícios fiscais ao utilizar os serviços da ICT.

Mapeamento das Relações com participantes do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (SNCTI)

A constituição de ICT privado de sucesso depende, dentre outros fatores, de que a ICT tenha condições de se relacionar perfeitamente com o ambiente externo, tendo em vista as novas formas de gestão da inovação.

Estruturação de Atividades e detalhamento da legislação aplicável

Nesta etapa a ICT começa efetivamente a ser constituída com um detalhamento da Legislação Aplicável e a identificação de seus direitos e deveres. Além disso, é realizada e estruturação das Atividades de Gestão específicas da Instituição Científica e Tecnológica.

A GAC, pelo volume de trabalhos já realizados, é com certeza a consultoria mais capacitada para auxiliar empresas com a criação de uma ICT privada.

Entre em contato