Energia, Óleo & Gás

Empresas do setor energético se destacam na inovação tecnológica para poder responder a demanda e se adaptar as novas necessidades com o descoberta do pré-sal ou o desenvolvimento das energias renováveis

As descobertas de petróleo e gás na camada do pré-sal no litoral brasileiro deram impulso ao desenvolvimento de toda a cadeia no Brasil.

A necessidade de desenvolvimento tecnológico para superar o desafio da produção de petróleo do pré-sal implica na destinação de grande quantidade de recursos para pesquisa e desenvolvimento. A legislação atual impõe que empresas concessionárias na exploração de petróleo e gás utilizem parte de suas receitas com P&D. Além disto, parte dos royalties originados das receitas destas empresas são destinados a um Fundo Setorial, o CT-Petro, voltado para financiar atividades no setor. Estas atividades de P&D estão difundidas entre os diversos fornecedores da cadeia, chegando inclusive a beneficiar as micro, pequenas e médias empresas.

Dentro desse cenário, a obtenção dos benefícios fiscais para inovação, previstos na Lei do Bem, pode representar um grande diferencial competitivo, dado o alto volume de investimentos realizados pelas empresas da área.

Pensando nos próximos anos, o setor está ampliando suas pesquisas na geração de energia limpa e renovável. Para fomentar esta inovação, existem recursos nacionais e internacionais destinadas a este tipo de pesquisa. Além disso, mecanismos para impulsionar a inovação podem ser implantados, criando as condições necessárias para o desenvolvimento inovativo nas corporações.

Assim, com estas necessidade de desenvolvimento de inovações para o setor, a GAC se oferece como provedora de todas as soluções para empresas interessadas em acessar os recursos disponíveis para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de petróleo e gás e na área de energia além dos benefícios fiscais disponíveis pelo governo.

Dica do especialista GAC Brasil

« Além da obtenção dos recursos, a GAC Brasil desenvolve o trabalho de prestação de contas do emprego dos recursos e, principalmente, a gestão dos projetos de inovação auxiliando na estratégia de inovação das empresas, uma vez que o setor será afetado por grandes mudanças em um futuro próximo.»

 

Contate nossos especialistas